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Vitamina C, envelhecimento, resfriados e ferro

A vitamina C é um nutriente que, em conjunto com diversos outros nutrientes, faz parte do sistema imunológico, e já foi verificado que em resfriados existe uma excreção maior dessa vitamina, mostrando que apesar de a suplementação não ser necessária segundo alguns estudos, isso não quer dizer que não seja um nutriente essencial para o sistema de defesa.

A vitamina C ainda tem importante ação no auxílio da absorção do ferro não-heme, que encontramos principalmente nos produtos de origem vegetal, como o feijão, lentilha, vegetais verdes escuros, etc. Mas, para observar essa ação, a vitamina C deve ser ingerida na mesma refeição em que há alta ingestão de ferro.

A vitamina C possui ainda vários benefícios ao organismo:

– Diminui o envelhecimento precoce;
– Diminui o stress muscular pós o treino;
– Conversão do colesterol em ácidos graxos biliares, ou seja, retira o colesterol que temos no organismo e o transforma em uma enzima que vai auxiliar na digestão alimentar;
– Ajuda a “economizar” a vitamina E.

Alguns exemplos de alimentos ricos em vitamina C são as frutas cítricas (laranja, mexerica, limão), mamão papaia, morango, kiwi, melão, tomate, manga, etc. Porém, deve-se tomar cuidado com a forma de consumo destes alimentos, pois a vitamina C é rapidamente perdida na cocção. A estocagem de alimentos frescos por longos períodos também reduz significativamente a concentração desta vitamina. Portanto, o consumo de alimentos frescos in natura da época, é o que mais garante o consumo adequado de vitamina C.

Para suplementação a dose indicada varia de 500mg a 1g no máximo dia. O ideal é sempre a forma revestida.

Procure um Nutricionista Funcional para um plano alimentar individualizado

Camilla Nery – Nutricionista Funcional

Instagram: @nutricamillanery / Facebook: Camilla Nery / e-mail: camillaneryf@gmail.com

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