10489652_743498215706813_462937438671732031_n

Tipo de parto e tipo de alimentação de bebês. Qual a influência para vida de uma pessoa?

Tipo de parto e tipo de alimentação de bebês. Qual a influência para vida de uma pessoa?

O  tipo de parto é determinante para saúde do bebê que acaba de nascer, influência diretamente para o resto da vida do individuo. As crianças nascidas de parto normal já no momento do nascimento têm seu intestino colonizado por bactérias fecais da mãe e mais tarde pela bactérias encontradas nos alimentos e no meio ambiente. Na criança que nasce de parto cesário, não há participação da microbiota fecal da mãe e o meio ambiente torna-se fonte de contaminação. A colonização por bactérias boas é maior nas crianças nascidas de parto normal em relação as nascidas em parto Cesário.

Outro ponto muito importante para uma criança saudável é o tipo de alimentação que ela recebe principalmente até os primeiros 6 meses de vida. O desenvolvimento da microbiota intestinal está intimamente ligada ao tipo de alimentação que a criança recebe. Estudos mostram que 60 a 91% da colonização do intestino de crianças amamentadas por leite materno eram de bifidobactérias ( baterias boas e fundamentais), mas em crianças amamentadas por fórmulas infantis essa proporção era de 28 a 75%. Um intestino saudável influencia diretamente na saúde do individuo, quando mais saudável for seu intestino, menores serão suas chances de desenvolver: gripes, rinites, sinusites, otites, doenças autoimunes, diabetes, alergias. Além de apresentarem um processo de recuperação de infecções e inflamações muito mais rápidas e uma menor tendência ao ganho de peso.

Outro fator muito importante é que alimentos além do leite materno só devem ser introduzidos após o sexto mês de vida, isso se deve entre outros fatores pelo fato de os bebes só começarem a possuir IgA a partir deste período. A IgA tem um papel importante no desenvolvimento da tolerância oral dos alimentos, transmitindo informações ao sistema imunológico que as substâncias que estão sendo ingeridas não são agressoras a ele, evitando reações contra as mesmas.

Até o sexto mês de vida o bebê não precisa de mais nenhum alimento além o leite materno, nem mesmo de água. Não pule etapas por ansiedade, o leite materno é o alimento mais completo que existe!

10489652_743498215706813_462937438671732031_n

Procure um Nutricionista Funcional para orientações saudáveis

Camilla Nery – Nutricionista Funcional

Instagram: @nutricamillanery / Facebook: Camilla Nery / e-mail: [email protected]

 

 

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email