Sem título

Reeducação Alimentar Emagrecimento com saúde

A reeducação alimentar é a forma de aprender a consumir os alimentos de forma adequada.Com pequenas mudanças na conduta alimentar, é possível consumir alimentos saudáveis e saborosos.

No processo de reeducação a pessoa se conscientiza de grande parte de seus erros alimentares e acaba compreendendo o que precisa ser mudado. Embora seja um processo gradual, é possível obter um emagrecimento de sucesso, além de incorporar hábitos muito mais saudáveis a sua vida.

Sem título

Com essa conscientização no modo de comer,  não há restrição total de nenhum nutriente e nem proibições (ressalvo que em algumas patologias há a necessidade de proibir o consumo do alimento), mas prevalece, é a moderação. O comer em momentos certos em quantidades moderadas e sem passar fome, respeitando a individualidade de cada, assim como seus hábitos, preferências, cultura e características sócio-econômicas, já que quanto mais próximo de sua realidade mais fácil será o processo de mudança.

Atualmente surgem inúmeras e lusitadas dietas, que parecem fazer milagres, que prometem um emagrecimento rápido e aparentemente fácil. Porém, podem trazer sérios riscos a nossa saúde, ocasionando várias deficiências de vitaminas e minerais, comprometendo o organismo em um todo.

Muitas destas dietas são elaboradas por profissionais não capacitados, ou são tão restritivas, que colocam o organismo em uma situação de risco nutricional. Muitas não obtém sucesso, porque depois de um tempo a pessoa desiste, fica cansada com a monotonia de comer sempre a mesma coisa e assim retorna aos antigos e prejudiciais hábitos alimentares recuperando o peso novamente (o “efeito sanfona”).

A  melhor e duradoura forma de emagrecimento é sim a reeducação alimentar, e os primeiros passos são, alimentar-se de 3 em 3 horas e em pequenas quantidades. Ter um prato colorido, rico em nutrientes fundamentais para a saúde. Beber água durante todo o dia (principalmente nos períodos do calor). E antes de qualquer mudança nos hábitos alimentares, procure o seu nutricionista, para que esse profissional equilibre sua alimentação conforme a sua necessidade nutricional. Alimentação é coisa séria, e fundamental para a manutenção e recuperação da saúde.

Como dizia Hipócrates, “que seu remédio seja o seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio”.

Abraços;

Eliane Barizon Tolentino

Nutricionista- ESPAÇO GISA VITAL – CONTATO: 3082 2227

 

 

 

Fonte: SANTOS, 2010; VITOLO,2012; PUJOL, 2011.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
Fechar Menu