A agitada vida das grandes cidades modernas, noites de sono profundo e reparador são cada vez mais raras, fato que implica em sérios danos à saúde da população. A deficiência de sono regular é uma das causas de doenças crônicas não transmissíveis como a diabetes melitos.
Possuímos um relógio biológico natural que determina que diferentes processos fisiológicos devem ocorrer na presença de luz e em sua ausência. Durante a noite produzimos a melatonina, hormônio responsável pela sensação do sono. Se não tiver escuro, a produção de metatonina fica prejudicada. Esse hormônio é responsável por neutralizar radicais livres e prevenir o envelhecimento. Já durante o sono produzimos o GH, hormônio que induz o crescimento em crianças, enquanto em adultos, é importante para a renovação celular, manutenção da massa muscular e redução da gordura corporal. Se o sono é insuficiente, o GH não é produzido em quantidade suficiente.
Quando estamos estressados, ou não dormimos o tanto que deveríamos, o organismo começa a produzir os hormônios adrenalina e cortisol. A adrenalina aumenta os batimentos, aumentando assim a pressão arterial, já o cortisol induz a resistência a insulina e conseqüente deposição de gordura na região abdominal, entre outros efeitos.
Indivíduos com sono insuficiente têm maior predisposição à obesidade se comparados a pessoas que dormem bem. Além de toda a desregulação hormonal que leva o organismo a acumular gordura e perder massa muscular, algumas substâncias são secretados durante o estado de vigília, e são responsáveis pela manutenção deste e pelo estímulo à ingestão de alimentos. Por isso, passar a noite acordado aumenta a ingestão de alimentos e aumenta o risco de obesidade.
A evolução adaptou o ser humano a estar em alerta durante o dia e a dormir durante a noite, e a inversão dos ciclos biológicos naturais acarreta em sérios riscos à saúde. Apagar as luzes e desligar aparelhos eletrônicos durante a noite é uma medida simples e eficaz contra a insônia.
Por isso cuide do seu sono, seja para ganho de massa muscular ou perda de peso.
Opte pela individualidade bioquímica, procure um Nutricionista Funcional para orientações saudáveis
Camilla Nery – Nutricionista Funcional
Instagram: @nutricamillanery / Facebook: Camilla Nery / e-mail: [email protected]