Mulher, ovario

Ovário policístico e ganho de peso

Mulher, ovario

O que ocorre na SOP – Síndrome do Ovário Policístico são alterações do tamanho do ovário e excesso de produção de hormônio androginismo ( testosterona e estradiol). A SOP esta relacionada com: hipertensão arterial, dislipidemias, estado pró inflamatório, obesidade, hiperinsulunemia e resistência a insulina, acne e aumento de pelos ( nestes últimos casos, devido ao aumento de testosterona livre)

O que ocorre na SOP é resistência a insulina (prejuízo na utilização da glicose), os tecidos não conseguem aproveitar bem a glicose, assim mandam uma mensagem para pâncreas para que produzam mais insulina (hormônio que quebra a glicose). Quanto mais insulina produzida mais a pessoa tende a “engordar” já que a insulina é um hormônio anabólico (tende a guardar energia).

Ou seja, isso se torna um ciclo vicioso, pois: quanto mais glicose inutilizada, mais insulina é produzida, quanto mais insulina, maior é o nível de inflamação, quanto maior o nível de inflamação menos você elimina toxinas, menos você consegue quebrar gordura… gerando um ciclo vicioso!

A reeducação alimentar é feita com base em pontos para Diabetes Melitus, visto que ocorre o mesmo mecanismo de ação. Assim é necessária dieta antiinflamatória, aumento no consumo de fibras, diminuir carboidratos simples e claro atividade física.

Falo isso por experiência própria, quando estava na adolescência, “engordei” quase 10kg sem entender o porquê. Nada estava diferente em minha alimentação e tentava de toda forma perder peso e não conseguia. Somente após tratar a SOP consegui “eliminar” os quilos extras. Por isso digo: ovário policístico precisa ser tratado sim, é uma patologia! Cuidado!!

Procure um Nutricionista Funcional para um plano alimentar individualizado

Camilla Nery – Nutricionista Funcional

Instagram: @nutricamillanery / Facebook: Camilla Nery / e-mail: camillaneryf@gmail.com

 

 

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
Fechar Menu