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Muito além das calorias!

A Susu começou na semana passada o projeto #devoltaaos60kg e vai contar para vocês aqui no Blog como está sendo a mudança de hábitos na vida dela para chegar lá! Por isso resolvi escrever para vocês essa semana um pouco sobre esse processo que a grande maioria das pessoas que me procuram estão buscando… o EMAGRECIMENTO!
O primeiro ponto e o que sempre bato na tecla com as pessoas que me perguntam sobre o emagrecimento é que não basta contar calorias! Que me desculpe o Sr. Newton, mas a Lei da Termodinâmica e que é sensacional, não se aplica em sua totalidade à prática! Quando você come, digere, absorve, respira… a parte ‘isolado sistema’ cai por terra… Além disso, os alimentos apresentam composições distintas e alimentam e/ou nutrem de diferentes formas!
Vou dar dois exemplos clássicos para vocês!
O primeiro deles está presente nesta figura básica que peguei na internet:

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O primeiro prato nutre! Tem uma quantidade significativa de proteína de alto valor biológico, carboidratos, vitaminas e minerais e ainda coloca de sobremesa 1 fruta, que neste caso é o mamão, que além de ser rico em fibras e Vitamina A, tem uma substância chamada PAPAÍNA, que ajuda na digestão das proteínas. (Ele poderia estar ainda melhor se substituíssemos o arroz branco pelo arroz integral – o que sempre faço – uma vez que o arroz integral preserva as fibras deste cereal e ainda é muito rico em vitaminas do completo B, que participam do processo de formação de energia). Já o segundo prato, se é que eu posso chamar isso de prato (rs), tem o que? Um pouquinho de proteína de alto valor biológico (camarão), bastante gordura hidrogenada (a que normalmente é usada passa fazer a massa dessas tortas) e bastaaaanteeee açúcar (tanto na massa quando no refrigerante).. e mais o que? Nada…
Como vocês podem ver, ambas as opções apresentam a mesma quantidade de CALORIAS, mas qualquer leigo sabe que são calorias que serão utilizadas pelo organismo de maneiras completamente diferentes! Mas mesmo assim, vejo muitas pessoas querendo emagrecer, trocando o almoço e principalmente o jantar por lanches como este, cheio de calorias vazias, ou seja, sem nutriente nenhum.
O segundo exemplo é um lanche básico, com uma alteração mínima, que aumenta calorias, mas que modifica completamente a forma do metabolismo agir.
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Como vocês podem perceber, a diferença entre eles é pura e simplesmente o acréscimo de 1 castanha do pará, que por sinal aumenta aproximadamente 40Kcal no lanche. Contudo, faz total diferença no metabolismo e é muito importante para o processo de emagrecimento. Sabe porquê?  A castanha do pará é riquíssima em SELÊNIO, um mineral de importante ação na função da tireóide. Ele ajuda esta glândula a aumentar a conversão do hormônio T4 em T3, que por sua vez é responsável por regular o metabolismo. Logo, ao acrescentarmos 40Kcal nesse lanche com uma fonte de selênio, nós estaremos regulando o metabolismo e melhorando o seu funcionamento, o que ajudará no processo de emagrecimento. Mas se fossemos olhar apenas as calorias, escolheríamos a primeira opção!

Como vocês podem ver, contar calorias muitas vezes não é o mais importante! Não estou dizendo que não devemos contar… O processo de emagrecimento tem que passar por este passo também, mas não é só isso… Existe muito mais coisa por trás das calorias!

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