983757_751198551603446_659946937549661768_n

Intestino e doenças? Seu intestino é mais importante do que você imagina?

Em um balde furado a água que deveria ser contida no recipiente fica vazando. Da mesma forma no intestino permeável há uma condição em que o intestino fica inflamado, danificado e poroso – isto permite que grandes partículas de alimento e bactérias vazem através da parede intestinal e entrem na corrente sanguínea. Em condições normais o intestino forma uma barreira eficiente que impede esta passagem indevida. Quando as partículas entram no sangue elas são consideradas antígenos, ou seja, são invasores que o sistema imunológico precisa combater e remover do organismo.

Sabe-se que a inflamação crônica desencadeada por uma ativação do sistema imune é a principal causa de doenças crônicas não transmissíveis na vida adulta. Dessa forma, a resistência a insulina como conseqüência de um processo inflamatório é considerada a principal alteração hormonal e o elemento central na fisiopatologia de doenças como obesidade, diabetes tipo 1 e 2, alterações na tireóide, alergias alimentares, psioarise, entre outras.

Alimentação desequilibrada (falta de nutrientes, excesso de: aditivos químicos, neurotoxinas, agrotóxicos, xenobióticos, metais tóxicos), erros comportamentais como: ficar mais de três horas sem comer, beliscar o tempo todo, ingerir líquidos com as refeições, falta de hidratação adequada, comer agitado, apressado, nervoso, ansioso, não mastigar direito os alimentos, trocar jantar por lanches, utilizar regularmente medicamentos, entre outros fatores, levarão a um meio impróprio para a microbiota intestinal, causando uma maior permeabilidade da membrana e também alterações de absorção de nutrientes.

983757_751198551603446_659946937549661768_n

Opte pela individualidade bioquímica, procure um Nutricionista Funcional para orientações saudáveis

Camilla Nery – Nutricionista Funcional

Instagram: @nutricamillanery / Facebook: Camilla Nery / e-mail: [email protected]

 

 

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email