Em um balde furado a água que deveria ser contida no recipiente fica vazando. Da mesma forma no intestino permeável há uma condição em que o intestino fica inflamado, danificado e poroso – isto permite que grandes partículas de alimento e bactérias vazem através da parede intestinal e entrem na corrente sanguínea. Em condições normais o intestino forma uma barreira eficiente que impede esta passagem indevida. Quando as partículas entram no sangue elas são consideradas antígenos, ou seja, são invasores que o sistema imunológico precisa combater e remover do organismo.
Sabe-se que a inflamação crônica desencadeada por uma ativação do sistema imune é a principal causa de doenças crônicas não transmissíveis na vida adulta. Dessa forma, a resistência a insulina como conseqüência de um processo inflamatório é considerada a principal alteração hormonal e o elemento central na fisiopatologia de doenças como obesidade, diabetes tipo 1 e 2, alterações na tireóide, alergias alimentares, psioarise, entre outras.
Alimentação desequilibrada (falta de nutrientes, excesso de: aditivos químicos, neurotoxinas, agrotóxicos, xenobióticos, metais tóxicos), erros comportamentais como: ficar mais de três horas sem comer, beliscar o tempo todo, ingerir líquidos com as refeições, falta de hidratação adequada, comer agitado, apressado, nervoso, ansioso, não mastigar direito os alimentos, trocar jantar por lanches, utilizar regularmente medicamentos, entre outros fatores, levarão a um meio impróprio para a microbiota intestinal, causando uma maior permeabilidade da membrana e também alterações de absorção de nutrientes.
Opte pela individualidade bioquímica, procure um Nutricionista Funcional para orientações saudáveis
Camilla Nery – Nutricionista Funcional
Instagram: @nutricamillanery / Facebook: Camilla Nery / e-mail: [email protected]