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Está com problemas para dormir? Aplique essas 5 dicas e vença a insônia!

Acordar todos os dias com aquela sensação de que estamos com as energias renovadas é o desejo de todos, mas, infelizmente, não é a realidade de muitos. Afinal, 45% dos brasileiros enfrentam algum problema para dormir, chegando a 80% dependendo do tempo e da abrangência das reclamações. Isso quer dizer que, se você tem dificuldade para dormir, não está sozinho!

Por que temos insônia?

Podem ser muitos os motivos, mas os principais estão relacionados ao nosso psicológico: preocupação, estresse, ansiedade; são fatores que mantém nossa mente ligada e, consequentemente, todo nosso corpo. Além disso, existem outras causas:

  • Menopausa;
  • Maus hábitos de sono;
  • Alto consumo de cafeína, nicotina e álcool;
  • Dores crônicas;
  • Uso excessivo de eletrônicos.

Como vencer a insônia?

Se você quer dormir melhor, precisa aplicar algumas dicas práticas e simples no seu dia a dia. Preste atenção a cada uma e comece hoje mesmo a usá-las para combater a insônia!

Defina horários para dormir

Ao fazer isso, você acostumará seu organismo com essa rotina, facilitando o sono. E vale para o fim de semana também! Além disso, procure não dormir mais que 30 minutos durante o dia, para não atrapalhar seu sono regular.

Diminua a intensidade da luz perto da hora de dormir 

Perto da hora de dormir, seu organismo produzirá melatonina. Usar lâmpadas, celulares, televisão ou qualquer luz forte atrapalha o processo! Menos luz, mais sono.

Faça atividades relaxantes e tome um banho quente

Essa dica é muito prática: tente ler, pintar, meditar, escutar músicas calmas e, em seguida, tomar um banho relaxante. Assim seu corpo e mente entrarão em estado de tranquilidade, facilitando seu descanso.

Crie um ambiente confortável e tranquilizante

Para ter boas noites de sono é preciso avaliar se o seu corpo e mente estão confortáveis: seu colchão, travesseiro e edredons precisam proporcionar acolhimento. Hoje em dia, temos opções de colchões de látex que se adaptam ao corpo e auxiliam o nosso sono, como os da Zipflex, criando um ambiente de relaxamento.

Cuide da sua alimentação

Antes de dormir, prefira alimentos mais leves, facilitando o trabalho do seu organismo. Além disso, evite o consumo de café, bebidas alcoólicas e similares.

Ter dificuldades para dormir em alguns momentos é compreensivo, por isso essas dicas serão muito úteis para você!

No entanto, se você perceber que sua insônia é frequente e dura longos períodos é fundamental procurar por ajuda. Entendendo mais a fundo o seu caso, um profissional poderá indicar o melhor cuidado para você.

Já aplicou alguma dessas dicas?

 

Texto por Rafaela Perensin

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