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Emagrecer com musculação??? Sim !!!

Aeróbio emagrece ? Também! Mas talvez não tanto quanto a musculação! E a junção dos dois, seria melhor? Poderia ser! Mas eu indicaria a junção de musculação e hiit! Por que?? Simplesmente porque é mais eficaz!

Tudo vai depender do seu objetivo! Minha opinião? Quer emagrecer, sem preocupar com ganhos de massa muscular? Faz Musculacao e HIIT! Quer emagrecer e ganhar massa muscular ? Faz musculação! Quer simplesmente perder peso? Faz aeróbio, faz hiit, faz musculação, faz de doido, porque em sã consciência, acho que ninguém iria querer perder músculos, A NÃO SER que seja pra uma COMPETIÇÃO, atleta é outro papo!!! Estou falando aqui para o resto da população!!
Primeira coisa a se lembrar: emagrecer é o mesmo que perder GORDURA!!! Perder PESO é DIFERENTE!!! Perder peso indica somente que seu peso diminuiu, mas esse peso pode ser tanto de massa muscular quanto de gordura! Você pode perder peso e engordar por exemplo, que seria o mesmo que, perder massa muscular e ganhar gordura ( sendo esta, a pior situação em um indivíduo, indicando que algo está muito desajustado).
“Mas sempre me foi dito que se eu quisesse emagrecer eu teria que fazer os aeróbios! E que a musculação era pra ganhar massa magra..”
Vamos entender, primeiramente, o processo de emagrecimento, que não é tão simples quanto perder calorias! Basicamente, a perda de gorduras ocorre pela oxidação de ácidos graxos e, estes terão como produto final, energia! O que se pensava antes era que quanto mais tempo você ficasse em atividade, mais gordura você gastaria, simplesmente porque voce precisaria da energia delas para se manter ativo! Ok, essa conclusão não seria totalmente incoerente se o nosso corpo não fosse uma máquina extremamente inteligente! Dos três compostos pelo qual nosso corpo obtém maior energia : carboidratos, proteínas e gorduras, o que mais tem energia é a gordura, e nessa linha de raciocínio, nosso corpo entende que quando nos propomos a fazer atividade por um longo tempo (sendo sempre de baixa intensidade obviamente), o mínimo de energia deverá ser gasto, para que suas reservas energéticas não se esgotem, se não você não conseguiria ficar fazendo-a por muito tempo,ou seja, ele realmente entra em estado de privação com a intenção de se proteger! Desta forma, após um tempo, ele pára de usar muita energia do seu maior fornecedor, a gordura, pretendendo reserva-lá para uma necessidade maior posterior e, passa a utilizar também um nutriente de menor valor biológico, a proteína (afinal nosso corpo também tem bastante músculo né), e advinha então quem começa a se perder naquelas 1 ou 2 hora de treinos aeróbios? Seus lindos e belos músculos! Meuuu Deussss, então quer dizer que ficarei hipotonica se eu fizer isso? Calma gente, nem tanto assim, isso apenas te faria ter uma dificuldade maior de manter sua massa muscular, principalmente dos membros inferiores! Mas a questão é, se o objetivo era fazer a atividade por mais tempo para perder mais gordura, você acabou de saber que pode parar por ai! Vc não vai, definitivamente, perder muita gordura desta forma! “Ok, descartei a possibilidade de fazer 1 hora de esteira, mas e se eu fizer 30 minutos mais intensos de aeróbio?”
Responderia a você que sim, seus resultados seriam melhores! Mas e se eu te mostrasse uma forma mais eficaz de emagrecer, gastando menos tempo?
Eu disse que fazer atividades longas não vai te fazer perder m muita gordura! Então como eu consigo fazer esse processo ser mais eficaz?
Pensem comigo! Quando eu faço uma atividade muito duradoura, concordam que eu não consigo colocar uma intensidade alta né? Pois é, e se eu te disser que o processo de emagrecimento se da de forma muito mais eficaz após uma atividade de alta intensidade? Estudos recentes nos mostram que, após atividades de alta intensidade nosso corpo consegue gastar gorduras por até 23 horas após a atividade (EPOC), isso porque como esse exercício foi de alta intensidade e curta duração, durante ele, usamos praticamente carboidratos como fonte de energia e quase nada de gordura e, já que o estoque de gordura está preservado e, o nosso corpo está necessitando rapidamente de energia para se recuperar após o exercício, quem vai fornecer essa energia rápida e gradualmente??? As gorduras!!! E ai alguém vira e fala, mas durante esse exercício de alta intensidade eu não perdi nada de gordura, no aeróbio eu perdi! Ai vc vira com toda a delicadeza e fala com a pessoa, então faça 23 horas direto de aeróbio de baixa intensidade pra tentar gastar o mesmo que o hit gasta depois! Pode ser que um aeróbio de moderada intensidade, bike, corridas, aulas coletivas, que duram de 30 a 45 minutos te emagreça sim! Mas os de alta intensidade emagrecem 1 milhão de vezes mais! E ai, pense… O que compensa mais?
E a musculação? Vai me emagrecer como? Galera, a musculação é uma atividade em que conseguimos aplicar altíssima intensidade, principalmente em sessões mais curtas e o mesmo processo de perda de gordura após o exercício (EPOC) vai acontecer aqui! Um outro fator é uma relação muito importante que se estabelece com os ganhos da prática da musculação com o emagrecimento! O aumento de massa muscular é um importante fator do aumento do metabolismo basal, ou seja, mais energia precisa ser gasta para manter o corpo funcionando normalmente, em pessoas que tem mais massa muscular!!! Quer dizer que??? Pessoas que tem mais massa muscular, gastam mais gordura até mesmo para se manterem vivos!

Mas depois disso tudo, é importante saber que o nosso corpo precisa de uma gama de estímulos para que ele se evolua! O HIIT e a musculação são sim bons estímulos! Mas mais importante que eles, é toda a rotina que temos, não basta só fazer uma sessão disso para emagrecer!! A junção de uma boa alimentação, boas noites de sono e frequência de treinos é qUe vai trazer resultado!!Não adianta fazer HIIT, musculação, mas comer pizza, sorvete, biscoitos frequentemente! Um conjunto de esforços e dedicação trazem um bom resultado!! Só depende de vcs!
Evolução em 4 meses de musculação e dieta!! Meu coach é Carlos Hadade! E minha alimentação e preparada pela Empório Aquarela -linha Fit !

 

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