bog

Dicas infalíveis para aumentar a sua autoestima

Uma imagem contendo pessoa, ao ar livre, grama, chão

Descrição gerada automaticamente

Como o próprio nome já diz, a autoestima é a forma como você se vê, podendo ser de negativa ou positiva.

Quando se tem baixa autoestima, é porque alguns fatores (geralmente externos) fazem com que se sinta menos valorizada, ao se comparar com outras pessoas.

Então o que fazer para aumentar a autoestima? Leia a seguir, nossas dicas infalíveis para que sua percepção sobre si mesma melhore e garanta seu bem-estar.

Leia um livro

Ler um livro traz inúmeros benefícios, seja qual for seu gosto, certamente encontrará um assunto que mais lhe interesse, logo, absorva o conteúdo.

Livros de literatura ou filosofia, por exemplo, te fazem conhecer histórias e personagens que são diferentes de você e de suas experiências, o que agrega conhecimento, inclusive, para situações da vida.

Faça um curso de autoconhecimento

Fazer um curso sobre autoconhecimento, é muito importante se conhecer, para se valorizar e buscar a melhoria dos pontos que podem ser evoluídos.

Como resultado, você será mais decidido sobre questões internas, limitando que comentários negativos atinjam seu ego, e tire sua estabilidade emocional e consiga viver sem culpa e sem comparações.

Pratique exercícios físicos, libera endorfina

Praticar exercícios, é uma boa maneira de melhorar o lado mental e corporal, uma vez que ambos estão conectados.

Logo, quando você faz um exercício regularmente, terá como resultados a liberação de um hormônio chamado endorfina, responsável pelo bem-estar, além de ser um analgésico natural.

Dicas de exercício físico:

  • Caminhada;
  • Corrida;
  • Aulas de dança como Zumba, Fit Dance, Dança do Ventre, Sertanejo;
  • Praticar Mat Pilates, ou Pilates com aparelho;

Enfim, além de ganhar saúde, perder calorias, eliminar o estresse, melhorar a coordenação motora, você aumenta sua autoestima, sentindo-se mais confiante.

Ouça música com temas motivadores

Sabe aquele ditado, que diz a dor é inevitável, mas o sofrimento é opcional? Pois bem, você reconhece que algo te deixou triste, logo, para mudar esta sintonia você precisa tomar uma atitude.

E ouvir músicas, com playlists que elevam a autoestima, que te façam colocar as emoções no lugar e literalmente botar um ponto final na tristeza, não tem forma melhor.

Ficar triste faz parte de alguns momentos da vida, assim como, algumas decepções, entretanto, são passageiras, e reinventar-se faz parte do processo de evolução.

Tenha contato com a natureza

Não há lugar melhor do que em meio à natureza, para renovar as energias e se reconectar consigo mesma, haja vista, quando se está na praia ou numa montanha.

Sempre que possível, reserve um momento para ficar em contato com árvores, praias, cachoeiras ou montanhas.

Até mesmo o parque da cidade, pode ser uma boa opção para ficar descalço e sentir a grama nos pés.

A saber, estudos recentes indicam que o contato com a natureza reduz os níveis de ansiedade e melhora o humor.

Por fim, elevar a autoestima é apenas um dos benefícios que você terá ao estar em um ambiente mais natural.

A autoestima é sua responsabilidade

Concluindo, não se esqueça que a sua autoestima depende muito de você, e como lida com as situações.

Portanto, sempre que algo acontecer, busque refletir ao invés de se entristecer, limite se ferir emocionalmente, pois, são momentos passageiros.

Enfim, cuidar da sua autoestima é um trabalho incessante, mas que, a longo prazo te deixa mais madura para enfrentar os desafios da vida.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
Fechar Menu