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A dieta do Frango com Batata Doce

As redes sociais estão cheias de pessoas postando fotos das suas refeições. Vira e mexe vejo gente fazendo 6 refeições por dia, idênticas e compostas basicamente por frango e batata doce. Mas será que isso é realmente necessário para ter o corpo ‘bombado’ igual o destas pessoas? E ainda mais, será que isso é sinônimo de saúde?

A batata doce é sem sombra de dúvidas uma alimento riquíssimo e um ótimo aliado em qualquer dieta, seja lá qual for o objetivo. É um carboidrato de baixo índice glicêmico, o que faz com que o açúcar dele seja liberado aos poucos para o sangue, é rica em fibras e em vitaminas A, C e E. Já o frango é fonte de proteína de alto valor biológico, contém ferro e zinco, como qualquer outra carne e tem uma quantidade reduzida de gordura em relação à outras carnes. Mas será que só isso é importante para um bom desempenho esportivo, para emagrecer, para ganhar massa magra…?

É claro que NÃO!!!!

O corpo precisa de muito mais do que carboidrato de qualidade, proteína de alto valor biológico e baixo teor de gorduras!

Vamos começar pelas gorduras…. Você sabia que para absorver as vitaminas A, D, E e K, você precisa de GORDURA proveniente da dieta? Além disso, você sabia que para produzir todos os hormônios sexuais, como a testosterona, tão valorizada no meio esportivo, você precisa de colesterol? ENTÃO….. Por quê uma dieta tem que ser pobre em gordura? Não, não tem que ser… Ela não só pode como devem fazer parte da sua dieta, contudo você deve escolher alimentos fontes de gorduras boas, como: azeite, castanhas, amêndoas, nozes, açaí, abacate…

É muito importante ter um aporte de proteína adequado, afinal a proteína faz parte de todas as estruturas do seu corpo. Os estudos científicos nos últimos anos vêm demonstrando que o excesso de proteína não leva ao desenvolvimento de lesões hepáticas e renais, em indivíduos saudáveis, como antes se falava. Contudo, é sabido que o excesso deste nutriente JUNTAMENTE com a falta de outros nutrientes como magnésio e potássio, levam à acidificação do sangue, que traz consequências importantes para a saúde, como o câncer, hipertensão arterial, doenças coronarianas e até mesmo redução dos níveis de hormônios do crescimento, tão importante para quem procura um corpo mais definido.

Nas dietas compostas pura e simplesmente por Frango e Batata Doce, há na maioria das vezes um excesso de proteína – e destaco que não estou falando que não devemos consumi-las, nós devemos SIM, mas na quantidade certa! E cada indivíduo tem uma necessidade, sendo importante o aconselhamento com um profissional habilitado pra isso, como o NUTRICIONISTA – e uma baixa ingestão de frutas, legumes e vegetais… Na verdade em uma grande parte destas dietas vejo a exclusão de FRUTAS. What????? Meu povoo, nós precisamos de vitaminas e minerais… Com uma dieta assim, há excesso de proteínas e deficiência de vitaminas e minerais e ai me pergunto, como será que ficará a saúde destas pessoas no futuro??

Mas ai resolvemos o problema… Acrescentamos Brócolis em todas as refeições… Café da manhã: frango, batata doce e brócolis. Lanche da manhã: frango, batata doce e brócolis. Almoço: frango, batata doce e brócolis. E assim vai… Não é por ai também. A variabilidade do consumo de alimentos tem que fazer parte da sua rotina, uma vez porque não tem quem aguente comer isso por muito tempo e é claro que os alimentos não são compostos pelos mesmos nutrientes, se fosse assim a natureza não nos daria tanta variedade de alimentos. E por isso devemos variar sempre as fontes alimentares de carboidratos, de proteínas, de gorduras e também de vitaminas de minerais.

Não caia na ilusão de que o corpo ‘perfeito’ se constrói com frango e batata doce. Saiba que existe muito mais por trás disso tudo… E que uma dieta balanceada e equilibrada é muito mais do que 6 refeições idênticas e muito mais colorida e saborosa!

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