A importância das mídias sociais para empresas

Antigamente as empresas mantinham uma distância segura da opinião dos consumidores. Com a chegada da internet e principalmente das redes sociais, foi necessária uma mudança para estar presente e se relacionar com o consumidor. Porém, muitas empresas não estão preparadas para lidar com críticas on-line ou não sabem como se portar nas redes sociais. Por isso, é importante pensar profissionalmente nesse novo canal de comunicação.

As redes sociais abrem espaço para avaliação dos clientes que pressionam para que o consumidor seja ouvido, já que o atendimento por telefone é demorado e quase nunca resolvido. Sendo assim, hoje o consumidor prefere ir à página da empresa no Facebook do que ligar no SAC.

Uma avaliação ruim no Facebook coloca em jogo a reputação da empresa diante de milhares de clientes e possíveis novos clientes.

Já olhando pelo lado da empresa, estar on-line é uma ótima oportunidade para se aproximar do seu público e conhecer mais da necessidade dele.

Eu sempre costumo falar nos meus cursos que apesar de já fazer parte do dia a dia das pessoas e das empresas, o gerenciamento de redes sociais muitas vezes ainda não é visto como algo sério, e é aí onde está o perigo.

O profissional responsável pelo gerenciamento das mídias sociais de uma empresa precisa ter conhecimento de mercado, tato e postura para lidar com clientes e principalmente sair de situações críticas sem ferir a imagem da empresa. Além disso, é necessário que esse profissional tenha capacidade de inovação. Isso porque os perfis da empresa precisam ser interessantes, gerando conteúdo de valor e não apenas publicar ofertas como se fosse um classificado. Para isso, o criador de conteúdo precisa compreender a linguagem da empresa e o perfil do público-alvo. É indispensável manter os perfis da empresa. Fique atento à imagem que sua empresa está passando através da internet. A sua credibilidade pode estar sendo afetada sem que ninguém perceba.

RevirNegócios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *